4 Maneiras pelas quais a IA pode beneficiar o setor de seguros
O s avanços na tecnologia deram nova vida aos processos lentos e ineficientes comuns no setor de seguros.
Embora o influxo de sistemas operados por IA deixe alguns funcionários preocupados com a segurança no trabalho, há muitos motivos pelos quais o toque humano ainda é um elemento crucial do seguro.
A automação está em ascensão em todos os setores Todos nós já ouvimos dizer antes que, mais cedo ou mais tarde, os robôs dominarão o mundo. Quer você acredite nisso ou não, os fatos parecem pintar a mesma imagem de que nenhuma indústria está a salvo da automação.
Estima-se que a IA substituirá 85 milhões de empregos em todo o mundo até 2025. Embora esta seja uma ótima notícia para os consumidores que, sem dúvida, celebrarão o aumento da eficiência que a automação traz para suas vidas cotidianas, o que isso significa para aqueles cujos empregos estão em risco?
Bem, e se a pergunta na mente dos funcionários não fosse: “Em quanto tempo os robôs tomarão nossos empregos?” mas sim, “Como podemos trabalhar com robôs para atender melhor nossos clientes?” Dessa forma, a conversa em torno da IA não precisa terminar em nós contra eles.
Os humanos não deveriam ser substituídos pela tecnologia, mas empoderados por ela; em setores voltados para o consumidor, como seguros, o toque humano ainda é muito necessário.
O uso crescente de IA no setor de seguros Você pode estar pensando: IA no setor de seguros… sério? Claro, historicamente esta indústria não é exatamente conhecida por sua inovação tecnológica, mas como Bob Dylan uma vez cantou, os tempos estão mudando.
Do jeito que está, 21% das organizações de seguros relatam que estão preparando sua força de trabalho para adotar sistemas baseados em IA.
A IA revolucionou o setor de seguros, que já foi conhecido por ser cheio de tarefas demoradas e ineficiências manuais. A revolução da automação provou ser benéfica para ajudar as seguradoras a crescer, economizar dinheiro, reduzir fraudes e aumentar a eficiência.
No entanto, apoiar-se demais na tecnologia e remover completamente o toque humano dos processos de seguro pode ser prejudicial. A verdade é que apenas um ser humano pode entender o verdadeiro escopo das necessidades de um cliente a emoção por trás de cada venda. Existem várias áreas da indústria de seguros que realmente se beneficiam da parceria homem/máquina.
4 áreas da indústria de seguros que se beneficiam da IA, mas ainda precisam do toque humano 1. Fraude A tecnologia já está nos ajudando a interromper atividades fraudulentas no setor de seguros antes que se tornem um problema maior. Os sistemas de detecção de fraude com IA podem memorizar padrões e alertar os usuários sobre atividades suspeitas. Para seguradoras que lidam com dados confidenciais, o nível extra de segurança pode ajudar a construir a confiança dos clientes.
No entanto, embora os sistemas baseados em IA possam alertar os usuários sobre atividades fraudulentas, na verdade eles não detectam a fraude. Esse papel ainda cabe aos humanos. Depois que um sistema sinaliza suspeita de fraude, os indivíduos ainda devem agir com base nesse conhecimento para realmente impedir que a fraude ocorra e determinar se a atividade é realmente fraudulenta. Em seguida, os humanos que executam o sistema podem alimentar esse conhecimento da tentativa de fraude de volta ao sistema alimentado por IA para aumentar sua precisão na próxima vez que algo suspeito acontecer. 2. Processamento de reclamações O processamento de sinistros é repleto de tarefas trabalhosas e de baixo valor que, em muitos casos, ainda são executadas manualmente. Isso não apenas desperdiça tempo do funcionário, mas também pode resultar em erro humano e custos extras. Por esses motivos, as seguradoras podem e devem reforçar o uso da tecnologia para liquidar sinistros com mais rapidez e precisão, além de reduzir o custo para a empresa. No mundo cada vez mais automatizado, o envolvimento pessoal quando um cliente mais precisa pode atuar como um diferencial. A experiência de um cliente durante todo o processo de sinistros é crucial para a retenção e crescimento de uma seguradora. Embora a tecnologia baseada em IA deva ser usada para aliviar a equipe da seguradora de tarefas demoradas, ela não deve substituir totalmente o aspecto humano do processamento de sinistros. Em vez disso, a tecnologia deve equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para acelerar a resolução de sinistros, dando-lhes mais tempo para construir relacionamentos com os clientes. 3. Integração do produtor A indústria de seguros enfrenta atualmente uma crise de talentos, dificultando para as empresas encontrar e manter bons produtores. Com a contratação cada vez mais competitiva, companhias com processos de onboarding de produtores desatualizados correm o risco de perder talentos para concorrentes que podem oferecer uma experiência mais eficiente. Se sua abordagem para a integração do produtor estiver cheia de dados isolados, processos desconectados e erros de conformidade, provavelmente é um bom momento para uma atualização. A IA pode ser uma ferramenta poderosa no processo de integração, especificamente quando se trata da papelada de novos funcionários, configuração de TI e treinamento.
Embora a tecnologia possa ajudar a atrair novos produtores e fazê-los vender mais rápido, ela nunca deve substituir uma recepção humana genuína à empresa.
Quando se trata disso, o RH tem tudo a ver com pessoas. Remover completamente o elemento humano do processo de integração não é a melhor maneira de mostrar aos novos funcionários como você está animado por tê-los em sua equipe.
4. Comunicações do cliente Nos estágios iniciais da pandemia de Covid-19, empresas de todos os setores receberam graça enquanto aprendiam a se adaptar a novas formas de operação totalmente digitais e sem contato. Quase três anos depois, muitos clientes agora esperam que as empresas ofereçam alternativas digitais ou acréscimos aos seus serviços. Hoje em dia, os clientes se comunicam por e-mail, videochamadas, formulários de envio e até mensagens de texto.
As caixas de bate-papo operadas por IA são uma maneira fácil de os clientes obterem respostas rapidamente. A comunicação on-line facilita o envio e o recebimento de informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Não há como negar que a IA melhorou a experiência do cliente, mas há uma grande área em que ela fica aquém: a conexão humana.
Os clientes de seguros ainda querem e precisam da orientação especializada de corretores de seguros.
Não há dois clientes completamente iguais e é preciso uma pessoa real para entender completamente as necessidades exclusivas de cada segurado. Abrindo espaço para a parceria entre humanos e máquinas A indústria de seguros está em uma posição única.
Os profissionais de seguros têm a chance de combinar a melhor tecnologia da categoria com seus melhores profissionais para oferecer um serviço mais rápido e preciso a seus clientes.
Assim como a recusa em adotar a tecnologia limitará o crescimento da companhia, o mesmo acontecerá ao tirar os humanos da equação. Somente as empresas que encontrarem maneiras de os funcionários usarem a tecnologia a seu favor poderão fornecer os serviços eficientes e personalizados que seus clientes desejam.
Fonte: Insurtalks