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15/SET/2017

CORRETOR PESSOA FÍSICA: DICAS PARA FAZER O SEU RECADASTRAMENTO

Antes de acessar o link da SUSEP para preenchimento dos dados para o seu recadastramento, reúna TODOS os documentos necessários.

Tenha em mãos:
– CPF; – RG; – TÍTULO ELEITORAL; – PIS (o cartãozinho com o número do PIS, normalmente, está grampeado na Carteira Profissional). Este dado não é obrigatório; – Inscrição Municipal (é o número da sua inscrição na prefeitura como profissional no ISSQN). Este dado não é obrigatório; – Para os homens, um dos seguintes certificados, conforme a situação do interessado: ALISTAMENTO, RESERVISTA, ISENÇÃO, OU DISPENSA DE INCORPORAÇÃO – endereço completo com CEP; – e-mail pessoal e telefones (por onde a Susep poderá entrar em contato com você).
Veja abaixo quais documentos você já deve ter salvo em seu computador, em formato PDF, antes de iniciar o pedido de recadastramento (porque ao final você vai enviar os anexos…):
Pessoa Física:
a) A carteira de identidade, válida em todo o território; Pode ser a CNH, pois, nela consta o RG. Escaneie e salve como “RG”.
b) Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; Pode ser a CNH, pois, nela consta o CPF. Escaneie e salve como “CPF”.
c) Comprovante de quitação com a justiça eleitoral ou recibo de votação da última eleição; Se você não tem os comprovantes que votou nas últimas eleições, com o Título Eleitoral em mão, podes gerar uma certidão de regularidade neste site: http://www.tse.jus.br/…/cert…/certidao-de-quitacao-eleitoral. Salve em PDF como “eleitoral”.
d) Comprovante de quitação com o serviço militar (quando se tratar de brasileiro homem) com idade entre dezoito e 45 anos. Um dos seguintes certificados, conforme a situação do interessado: ALISTAMENTO; RESERVISTA; ISENÇÃO; OU DISPENSA DE INCORPORAÇÃO. Escanear e salvar como “militar”.
e) Comprovante de residência ou declaração de endereço, firmada pelo próprio, nos termos da Lei nº 7.115/1983. Qualquer conta de luz, água ou telefone em seu nome. Escanear e salvar como “residência”. Se não tiver nenhum comprovante em seu nome, junte ao comprovante que tens em nome de terceiro uma “declaração”. Basta preencher e assinar uma declaração cujo modelo está em http://ibracor.org.br/downloads. Escaneie e salve tudo em PDF como “residência”.
f) Certificado de aprovação no “Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros” ou no “Curso de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros”, promovido pela Funenseg ou comprovação de outra forma de habilitação prevista na Lei n. 4.594, de 1964. Escanear o certificado e salvar em PDF como “certificado”. Se você “não encontra” o Certificado de Conclusão do curso de formação de corretor de seguros ou o Certificado de Aprovação na prova para concessão do título de corretor de seguros, basta preencher e assinar uma declaração cujo modelo está em http://ibracor.org.br/downloads. Escanear a declaração já preenchida e assinada e salvar em PDF como “habilitação”.
g) Comprovantes de pagamentos do Imposto Sindical dos últimos 5 anos.
Se você “não encontra” os comprovantes, ligue para o Sincor-RN no fone 3206-3366 ou 3206-3308 , peça para consultar sua situação. Se tiver algum ano em aberto, peça boleto para pagar, pague imediatamente e envie comprovante de quitação ao Sincor-RN para baixa da pendência. Se tudo está em dia, solicite declaração do Sincor-RN para enviar à SUSEP.
Salve esta declaração em PDF como “sindical”.
De posse de TODOS estes documentos e depois de TODOS devidamente escaneados e salvos em seu computador em formato PDF, aí sim, inicie o preenchimento do formulário online de recadastramento, lembrando que o formulário fica aberto por somente 5 (cinco) minutos, portanto, só inicie quando tiver certeza que vai concluir.
Acessar: www.susep.gov.br 
 Opção a) : na página inicial, clicar na aba 2
1. Informar CPF e código de verificação da página. 2. Preencher TODO o formulário. O último campo é uma senha pessoal. A senha deve ter oito caracteres, com pelo menos: uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Já anote esta senha porque ela será necessária no futuro para consultas e alterações no seu cadastro.
Você vai receber por e-mail as comunicações da Susep sobre seu processo de recadastramento.
Lembre de anexar TODOS os documentos em formato PDF.
ou opção  b): à esquerda, na lista de opções, escolha:  1. "Informações ao Mercado "- 2. na lista que se abre escolha: “Corretores de Seguros” 3. na lista que se abre escolha: “Para solicitar o recadastramento utilize o link abaixo: "Corretores Pessoas Físicas”  seguir os mesmos passos da opção a).

Fonte:SINCOR-RN