ENS promove entrega do VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros
No dia 8 de fevereiro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu o VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, com apoio institucional da Fenacor e da CNseg além dos patrocinadores MAG Seguros, Bradesco Seguros, CAPEMISA, Tokio Marine e Porto. A cerimônia anunciou os autores das melhores reportagens, em uma cerimônia presencial para convidados no auditório da ENS, em São Paulo, com transmissão aberta e ao vivo no ambiente digital, por meio do canal da Escola no YouTube.
O presidente do Sincor-SE, Erico Melo, fez a abertura da solenidade, que contou com uma palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, com o tema “Perspectivas econômicas e o mercado de seguros em 2023”. O embaixador do Prêmio atua no Grupo Globo, na Rádio CBN e como colunista do Jornal O Globo.
Carlos Queiroz, superintendente interino da Susep, agradeceu a Escola de Negócios e Seguros pelo convite. “É uma satisfação estar presente nesta cerimônia, representando a nossa autarquia ao lado de outras lideranças importantes do mercado de seguros. Quero cumprimentar o presidente da Escola, Lucas Vergilio e mais uma vez, agradecer o convite”
O presidente do IBRACOR, Joaquim Mendanha de Ataídes, enalteceu o trabalho da imprensa especializada. “Sou um entusiasta do trabalho dos jornalistas do mercado de seguros, pois os nossos termos são muito técnicos e precisamos muito, principalmente da imprensa especializada, para estar divulgando, levando essas informações da forma mais objetiva possível. Nós já melhoramos muito, mas ainda temos uma grande jornada em divulgar aquilo que nós fazemos no nosso dia a dia. A proteção de pessoas, de bens, a gente precisa que isso cada vez mais seja levado à imprensa, para que possam informar a sociedade, porque elas são o esteio de toda a comunidade”.
O presidente da CNseg, Dyogo de Oliveira, explicou que o seguro não possui uma fácil compreensão sobre o seu papel na sociedade. “É muito importante participar desse prêmio, porque todos sabem que a CNseg está engajada numa grande cruzada de comunicação do seguro. Muitas pessoas nessa noite, se referiram ao problema do ‘segurês’. Sabemos que é uma língua bastante complexa, porque as coisas têm um sentido contrário do que você pensa que é. O prêmio na língua portuguesa, é o que você ganha! Mas no seguro, não! É o que você paga! E o que você ganha, que seria um prêmio, na verdade é um sinistro! São coisas difíceis de explicar para o público de uma maneira geral”.
O presidente da FENACOR, Armando Vergílio, afirmou que o papel da imprensa é fundamental para o desenvolvimento do setor. “É com imenso prazer que estamos participando desta sexta edição do prêmio nacional de jornalismo em seguro, que a nossa federação concebeu em 2016, com e apoio da ENS e da CNseg, tendo como objetivo principal difundir a conscientização da sociedade sobre a relevância do seguro para as pessoas, as famílias e os negócios. E posso afirmar que esse objetivo vem sendo alcançado com o inestimável apoio da imprensa, que, a exemplo do seguro, também protege um patrimônio valioso para toda a população brasileira: o inalienável direito à informação”.
O presidente da ENS, Lucas Vergilio, focou no papel institucional da premiação e informou o número de matérias inscritas nesta edição. “O Prêmio Nacional de Jornalismo de Seguros, não pertence somente ao mercado de seguros, ele é voltado para toda a sociedade brasileira. Afirmo isso, porque em apenas sete meses, cerca de cem jornalistas produziram 300 reportagens de alta qualidade, que mostraram esse valioso instrumento de proteção de vidas e bens, que é o seguro. E isso é algo grandioso!”.
Em seguida, os jornalistas premiados foram anunciados e foram ao palco receber suas condecorações. A jornalista vencedora da categoria Mídia Especializada do Setor de Seguros, Carol Rodrigues, ressaltou a relevância do papel do corretor de seguros no mercado segurador. “Quando a gente dá notícias que não são tão boas, mas que são importantes, porque é nessa parte do seguro que a imprensa especializada toca, mas não no sentido de denegrir o mercado, mas de falar a respeito das dificuldades que o mercado passa em termos de precificação, do desafio dos corretores de seguros. E todo mundo esquece que é o corretor de seguros que está na ponta, comercializando um seguro. E a gente tem que falar do papel importante desse profissional”. Nessa edição, o Prêmio destinou um total de R$ 120 mil aos três primeiros colocados de cada categoria, que são: Mídia Impressa, Audiovisual (inclui Rádio e TV), Webjornalismo, Mídia Especializada do Setor de Seguros e o Prêmio Especial “MAG Seguros Inovação”.Os autores dos três melhores trabalhos serão contemplados com R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro.
A colocação final do VI PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO EM SEGUROS:
CATEGORIA MÍDIA IMPRESSA
1º) “Novas apólices de seguros cobrem de Pix a home office”
Autor: Sérgio Tauhata
Veículo: Jornal Valor Econômico (São Paulo / SP)
2º) “Cobertor curto”
Autora: Nereida Vergara
Veículo: Jornal Correio do Povo (Porto Alegre / RS)
3º) “Pode rezar, mas com seguro”
Autora: Juliana Bevilaqua (Coautora: Babiana Mugnol)
Veículo: Jornal Pioneiro (Caxias do Sul / RS)
4º) “Pagar menos no plano de saúde é possível: portabilidade, downgrade e pesquisa de preços são opções”
Autora: Stephanie Tondo
Veículo: Jornal Extra (Rio de Janeiro / RJ)
5º) “Vai e vem da covid mexe com resultados”
Autora: Simone Goldberg
Veículo: Jornal Valor Econômico (Rio de Janeiro / RJ)
CATEGORIA AUDIOVISUAL (INCLUI RÁDIO E TV)
1º) “Efeito Um Grau: as mudanças climáticas, seus impactos no campo e os desafios de expansão do seguro agrícola”
Autor: Luan Vosnhak (Coautores: Marcelo Feble, Helena Gonçalves e Marinês Barboza)
Veículo: NDTV Record TV (Florianópolis / SC)
2º) “Importância dos seguros”
Autor: Wagner Oliveira (Coautores: Priscila Assis, Raquel Andrade, Wilson Neto, George Cordeiro e André Eikon)
Veículo: TV Guararapes / Record TV (Recife / PE)
3º) “Insurtech tá on: tecnologia revoluciona mercado de seguros com personalização de produtos e contratações simplificadas”
Autora: Giselle Loureiro
Veículo: Rede Amazônica / Sucursal Brasília (Brasília / DF)
4º) “Open insurance: oportunidades e desafios em um mercado em expansão”
Autora: Laura Zschaber (Coautores: Bruno Lima, William Félix, Aline Scarponi e David Duarte)
Veículo: Rede Minas (Belo Horizonte / MG)
5º) “Série Seguros – Importância e crescimento no mercado”
Autor: Christhian Jhon Gomes Sousa (Coautora: Laudiceia Uchoa)
Veículo: Rádio Antares (Teresina / PI)
CATEGORIA WEBJORNALISMO
1º) “Seguro de vida para sucessão pode ser 20 vezes mais caro que versão tradicional; veja como funciona”
Autora: Giovanna Sutto
Veículo: Revista InfoMoney
2º) “Agronegócio tem seguro de trator, boi e peixe, mas só 20% estão protegidos”
Autora: Claudia Varella
Veículo: Portal UOL
3º) “A revolução das insurtechs”
Autora: Claudia Rolli
Veículo: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
4º) “Uma revolução no mercado de seguros”
Autora: Monica Miglio Pedrosa
Veículo: Experience Club – EXP
5º) “Será a vez da Dasa entrar no mercado de planos de saúde, em meio à consolidação do setor?”
Autora: Beth Koike
Veículo: Jornal Valor Econômico
MÍDIA ESPECIALIZADA DO SETOR DE SEGUROS
1º) “Sem seguro ou com taxas maiores?”
Autora: Caroline Rodrigues
Veículo: Revista Cobertura (São Paulo / SP)
2º) “Ruptura na cadeia global de suprimentos não deixa ninguém imune”
Autora: Karin Fuchs
Veículo: Revista Cobertura (São Paulo / SP)
3º) “Exemplar ‘volta por cima’”
Autor: André Felipe de Lima
Veículo: Revista Apólice (São Paulo / SP)
4º) “O open insurance é uma evolução para o setor?”
Autora: Thaís Ruco
Veículo: Revista Cobertura (São Paulo / SP)
5º) “A primeira legislação do mundo”
Autora: Kelly Lubiato
Veículo: Revista Apólice (São Paulo / SP)
PRÊMIO ESPECIAL “MAG SEGUROS INOVAÇÃO”
1º) “Tecnologia e regulação redesenham os seguros”
Autor: Henrique Gomes Batista
Veículo: Jornal O Globo (Rio de Janeiro / RJ)
2º) “InsurCast Podcast – Falando sobre seguros”
Autor: Rodrigo Kenji Arasaki (Coautor: Rafael Botaro)
Veículo: Youtube / Instagram / LinkedIn
3º) “A hora de se tornar digital”
Autor: Bernardo Vicente Tabak
Veículo: Revista Insurtalks
4º) “Podcast Gazeta: Momento seguro – Não é só sinistro: veja serviços que seu seguro tem e você nem sabe!
Autor: Djaildo Costa Batista de Almeida (Coautor: Rogerio Costa)
Veículo: Rádio Gazeta FM / Gazeta WEB (Maceió / AL)
5º) “Mercado de seguros no Brasil se reformula com aposta em tecnologia”
Autor: Alan Magno Bentes (Coautora: Beatriz Cavalcante)
Veículo: Jornal O Povo (Fortaleza / CE)
Fonte: ENS